segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Presidente interino anuncia o fim do estado de sítio em Honduras


Estado de exceção vigorava desde 27 de setembro.Presidente deposto ainda está abrigado na Embaixada do Brasil.
Do G1, com agências internacionais
Tamanho da letra

O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, anunciou nesta segunda-
feira (5) o fim do estado de sítio que vigorava no país desde 27 de setembro. O decreto que suprimia liberdades civis deixa de valer imediatamente, disse Micheletti em entrevista.

O decreto seguiu-se a uma série de protestos de rua em apoio ao presidente deposto do país, Manuel Zelaya. Ele havia suspendido liberdades civis e autorizado o governo a fechar empresas de comunicação.

Leia também: Decisão favorece diálogo, afirma enviado da TV Globo

O estado de sítio o permitiu ao governo interino fechar a Rádio Globo e o Canal 36 de TV, que mantinham uma postura crítica ao golpe de Estado de 28 de junho

O país passa por uma grave crise política e diplomática, acirrada desde que Zelaya voltou ao país e se abrigou na Embaixada Brasileira, em Tegucigalpa, que está desde então cercada por tropas fiéis ao governo interino.

Entenda a crise política em Honduras

Leia também: Micheletti já admite possibilidade de Zelaya voltar ao poder

Leia também: Enviado da TV Globo relata o clima pré-negociações

Leia mais notícias sobre a crise



Aliado do presidente deposto de Honduras leva chapéu para Manuel Zelaya nesta segunda-feira (5) na Embaixada do Brasil, em Tegucigalpa. (Foto: AP)

O presidente interino estava sob pressão para revogar o estado de sítio desde que a OEA (Organização dos Estados Americanos) entrou nas negociações para o fim da crise politica no país, iniciada com o golpe que depôs Manuel Zelaya, em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário