segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pesquisa sobre proteção dos cromossomos recebe Nobel de medicina










Premiados são Elizabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak.Australiana, americana e inglês estudam ação dos telômeros.
Do G1, com agências internacionais
Tamanho da letra



Rune Toftgard apresenta os ganhadores do Nobel de medicina 2009 no Fórum Nobel do Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia (Foto: AP/Scanpix Sweden/Bertil Ericson)


Elizabeth H. Blackburn (Gerbil / ASA 3)
Elizabeth H. Blackburn, Carol W. Greider e Jack W. Szostak receberam nesta segunda-feira (5) o Prêmio Nobel de Medicina por sua descoberta dos mecanismos de proteção dos cromossomos por meio dos telômeros. Essas estruturas de proteínas e DNA não codificante formam as extremidades dos cromossomos. Este é o 100º Nobel de medicina concedido. Ao todo, 192 cientistas já receberam o prêmio.

O trio trabalha nos Estados Unidos. Elizabeth pesquisa na Universidade da Califórnia; Carol, na Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins; Szostak, no Instituto Médico Howard Hughes, na Faculdade de Medicina de Harvard e no Hospital-Geral de Massachusetts.

Os telômeros atuam como dispositivo protetor embutido nos cromossomos. A descoberta lança luz sobre o processo de envelhecimento e também pode ajudar na luta contra o câncer.


Carol W. Greider (Gerbil / ASA 3)
Elizabeth nasceu na Austrália em 1948. Graduou-se em em bioquímica na Universidade de Melbourne (Austrália) e fez pós-doutorado em biologia molecular e celular na Universidade Yale (EUA). Carol é americana, nascida em 1961. Fez doutorado na Universidade da Califórnia e é membro do departamento de biologia molecular e genética. Szostak é inglês, nascido em 1952. Estudou biologia celular na Universidade McGill, em Montreal, Canadá, e fez doutorado em bioquímica na Universidade Cornell (EUA). Cada um receberá um terço do prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,5 milhões).

Segundo o Instituto Karolinska, que anuncia o prêmio, o trio "resolveu um importante problema na biologia". Ainda segundo a instituição, "as descobertas adicionaram uma nova dimensão ao nosso entendimento da célula, clarificaram mecanismos de doenças e estimularam o desenvolvimento de novas terapias".

Leia mais notícias de Ciência e Saúde

Jack W. Szostak (Harvard)
Elizabeth e Carol identificaram a enzima telomerase, que forma os telômeros. Enquanto isso, pesquisas de Szostak e Elizabeth elucidaram de que modo o encurtamento dos telômeros está vinculado ao envelhecimento. Desde então, os estudos sobre a telomerase se transformaram em um dos campos mais disputados do desenvolvimento de novos medicamentos, principalmente para câncer, uma vez que acredita-se que a enzima exerce um papel ao permitir que as células tumorais se reproduzam sem controle.

"(As pesquisas) têm amplas implicações médicas para (o tratamento) de câncer, certas doenças hereditárias e para o envelhecimento", afirmou Rune Toftgard, professor do Instituto Karolinska.

Criado em 1901, o prêmio tem o objetivo de reconhecer pessoas que tiveram atuações marcantes nas área da física, da química, da medicina, da literatura, da paz e, desde 1968, também da economia. O prêmio foi concebido pelo cientista e inventor sueco Alfred Nobel, criador da dinamite, que morreu em 1895. Todos os prêmios são concedidos em Estocolmo, capital da Suécia, a não ser o da paz, que é dado em Oslo, capital da Noruega.

Os premiados são escolhidos de uma lista de nomeados, que não é divulgada previamente. Portanto, apesar de haver sempre muitos palpites e "favoritos", é muito difícil saber quem vai vencer.

Veja abaixo a lista dos últimos laureados pelo Nobel de Medicina, desde o ano 2000:
2008 - Harald zur Hausen, Françoise Barré-Sinoussi, Luc Montagnier 2007 - Mario R. Capecchi, Sir Martin J. Evans, Oliver Smithies 2006 - Andrew Z. Fire, Craig C. Mello 2005 - Barry J. Marshall, J. Robin Warren 2004 - Richard Axel, Linda B. Buck 2003 - Paul C. Lauterbur, Sir Peter Mansfield 2002 - Sydney Brenner, H. Robert Horvitz, John E. Sulston 2001 - Leland H. Hartwell, Tim Hunt, Sir Paul Nurse 2000 - Arvid Carlsson, Paul Greengard, Eric R. Kandel

* Com informações da Reuters e da BBC
saiba mais
Ganhador do Nobel de Química do ano passado conta sua experiência
Laureados do Prêmio Nobel 2009 serão divulgados nesta semana
google_protectAndRun("render_ads.js::google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);

Nenhum comentário:

Postar um comentário