sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Obama se diz 'surpreso' e 'honrado' com sua escolha para o Nobel da Paz 2009

Presidente foi escolhido nesta sexta-feira (9) pelo comitê norueguês.Ele disse encarar prêmio como 'chamado' à cooperação mundial.
Do G1, com agências internacionais


O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (9) que ficou surpreso e honrado com sua escolha para o Nobel da Paz.

Leia também: Obama é o Prêmio Nobel da Paz de 2009
Obama foi anunciado pelo Comitê Nobel como ganhador do prêmio por conta de seus esforços diplomáticos pela não-proliferação nuclear e pela paz.

O prêmio foi anunciado às 5h de Washington (6h de Brasília) e parece ter pego a Casa Branca de surpresa. No final da manhã, Obama fez um pronunciamento curto sobre a honraria, nos jardins da Casa Branca.

O democrata afirmou que não acredita que merece o prêmio, mas vai aceitá-lo como um "chamado à ação" para que todas as nações enfrentem desafios como a questão climática, a proliferação nuclear e os conflitos.

Bush merecia o Nobel da Paz mais do que Obama, diz acadêmico conservador

Premiação é 'apoio à visão de Obama', diz especialista

Saiba quais são os principais desafios de Obama

"Eu não vejo isso como um reconhecimento de minhas próprias realizações, mas sim como uma afirmação da liderança norte-americana em prol das aspirações dos povos de todas as nações", disse Obama.

"Para ser honesto, não acho que mereça estar na companhia de tantas figuras que transformaram o mundo", acrescentou em tom sério. "Mas também sei que este prêmio reflete o tipo de mundo que esses homens e mulheres, e que todos os americanos, querem construir".

O presidente americano disse entender que o prêmio nem sempre é dado para pessoas ou instituições que atingiram objetivos, mas também para "dar impulso" a processos.


O presidente dos EUA, Barack Obama, faz pronunciamento nesta sexta-feira (9) sobre ter sido laureado com o Prêmio Nobel da Paz. (Foto: AP)
Veja galeria de fotos de Obama no dia da premiação

Leia mais notícias sobre a premiação

Veja vídeos da trajetória de Obama

Nenhum comentário:

Postar um comentário